sábado, 12 de março de 2011

ARTIGO - INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL



INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL


Amigo periquiteiro, depois de um período meio afastado do blog, volto postando um artigo que a muito tempo pensava em escrever, alias, é minha primeira experiência...digamos, literária...rsrs
O assunto inseminação em periquitos sempre me chamou atenção, confesso que nunca realizei tal pratica em meu aviário, talvez por medo de errar no manejo...e ferir o passaro, ou mesmo por comodismo...sei la, sei que nunca coloquei em pratica em minhas aves, apesar de observar alguns criadores a realizando...e com sucesso!
Contudo este artigo foi feito para colocar um pouco de polemica no assunto...apimenta-lo, afinal...tenho alguns anos de experiência criando periquitos, e graças a Deus, sempre tive relativo sucesso no hobby...sendo assim, acredito poder debater assuntos relativos a criação e manejo da espécie, sem me achar o dono da verdade, e sim...expor minhas idéias.
Em maio de 2009 participei com mais dois amigos de um curso sobre criação e manejo de psitacídeos, este curso foi ministrado no zoológico de Americana pelo biólogo Luiz Roberto Francisco, no decorrer das aulas, ele comentou sobre algumas espécies em extinção, entre elas a nossa ararinha azul ( Cyanopsitta spixxi ) dizia ele da infelicidade encontrada na reprodução da espécie em cativeiro...devido a vários fatores, inclusive na dificuldade encontrada na formação de casais, foi quando em dado momento ele soltou a frase :
¨ Infelizmente não temos como fazer inseminação em pássaros ¨
No mesmo instante , já sabedor do processo de inseminação feito com o periquito inglês, falei que era possível ser feito...pois já realizavamos esse processo com os budgies, fiquei espantado com a atenção que foi voltada a mim com relação ao tema, foram inúmeras perguntas feitas pelo biólogo, ele ficou esfuziante com a possibilidade de por em pratica a inseminação com aves que estão em vias de extinção, trocamos emails por um tempo, tentando agendar uma visita dele ao meu aviário, mas acabou não acontecendo...a coisa esfriou, e não tivemos mais contato.
Contei esse caso pra deixar claro que não sou em hipótese alguma contra a inseminação artificial, acredito que ela é essencial no processo de criação, seja para perpetuar uma espécie, ou mesmo uma linha de sangue importante para determinado criador, o que na realidade me incomoda um pouco é achar que esse processo esta ficando...de certo modo...banalizado.
Vejam bem...não se trata de criticar, e sim de debater...expondo meu ponto de vista, e ouvindo o dos outros, pois não sou e nem quero ser o dono da verdade, não é essa minha intenção, simplesmente estou observando um grande numero de criadores usando desta pratica, e me pergunto...com qual finalidade? Todos que praticam sabem a fundo a carga genética que carregam seus pássaros? Todos que praticam sabem a fundo o que esse manejo pode ou não prejudicar sua matriz? Todos que praticam sabem dizer o que determinado reprodutor utilizado para inseminação vai transmitir de bom e de ruim pra sua prole? Todos que praticam podem afirmar com certeza se aquele macho maravilhoso que não gala naturalmente sua fêmea, não esta na verdade doente, e por esse motivo os ovos não enchem?
Tenho notado um grande numero de novos criadores utilizando-se da pratica da inseminação, mas me pergunto com que motivo? Somente o de fazer aquele macho bonito que ainda não deu um filhote....criar, sinceramente...isso me assusta um pouco, pois vejo muita conversa sobre genética, mas vejo muito pouca conversa sobre doenças, alimentação, manejo.
Outro dia conversando com um grupo de criadores, ouvi de um deles que no seu aviário, todos os pássaros eram inseminados...que não perdia mais tempo, e isso foi de um criador que começou a criar faz dois anos...no maximo.
Uma outra duvida que me vem a cabeça, até que ponto não podemos estar contribuindo para uma geração futura de pássaros sem habilidades para criar, pois habilidade materna se passa geneticamente, de pai para filho, uma outra pergunta...porque a vida util de nossos budgies são tão curtas, principalmente de femeas, sendo que na maioria das espécies de psitacídeos a vida útil de uma matriz é bem maior, o porque de tantos cistos, de tantos problemas de empenação...são tantos porquês, e infelizmente vejo muito pouca coisa escrita a respeito.
Quem não quer ter um periquito campeão, quem não quer ver seu trabalho reconhecido...mas a que preço
Fazemos acasalamentos que sabemos que vai nos dar um bicho campeão, mas sabemos também que teremos irmãos deste bicho com vários problemas, como cistos, empenação...mas um campeão vai sair, falo isso pois também uso deste método...mas, tenho repensado um pouco minha criação, ainda sem ter chegado a uma solução...
Quando entro em uma exposição e vejo aqueles bichos belíssimos, me vem a cabeça, como serão os irmãos destes bichos...serão normais?
Um outro exemplo vem dos cães, a raça mastim napolitano por exemplo esta doente, cães com vida muito curta, morrem cedo, tem sérios problemas de doenças congênitas, tudo isso por criadores buscarem o mastim ideal, ideal pra que?.....exposição?
Quem se interessar leia a matéria da Cães e Cia nº 381 e vai ver que tem muita coisa em comum com nossa criação de budgies. Bom, por hora é isso...espero que este artigo não seja mal interpretado, é somente uma opinião minha como criador, se estou certo ou errado...não importa, importa sim é discutirmos esse assunto que virou moda entre os criadores de periquitos, e que cada um faça o melhor para sua criação e para a espécie

Abraços

3 comentários:

  1. Meu patrão! seja bem vindo e vê se não passa tanto tempo sem postar, vc faz falta!!!

    Parabéns pelo artigo, muito pertinente!

    Abç... Odilon.

    ResponderExcluir
  2. Olá meu amigo, tudo bom?
    Para se fazer um comparativo sólido sobre o que representa a inseminação artificial para o processo evolutivo do padrão, basta imaginar o que seria do gado Nelore do Brasil sem tal processo.
    A inseminação para os periquitos só tem benefícios, o processo é rápido e nao maltrata a ave,desde que seja feito da forma correta.É ideal para fixar características a curto prazo, pois numa mesma rodada se consegue os parentes proximos.
    Bom, é isso aí.
    abração!

    ResponderExcluir
  3. E ai Clauberth, obrigado por postar seus comentarios, respeito sua opinião...como disse no artigo não sou contra a inseminação, pelo contrario, só acho que esta virando moda inseminar, e tudo que vira modismo me preocupa um pouco, vejo sim uma banalização neste processo, mas é apenas minha opinião, esse assunto fica melhor ainda sentado a uma mesa com umas cervejinhas sobre ela...rsrs

    Grande abraço

    ResponderExcluir